Metaprogramas e sucesso*

Padrão

Todos os dias, somos bombardeados com informações de todos os lados. A mídia, que já faz parte de nosso cotidiano, é uma fonte inesgotável de mensagens que exigem nossa atenção. Sons, imagens, movimentos, temos de lidar com tudo isso. Essa avalanche é filtrada pelo nosso cérebro, já que seria impossível processarmos tudo. Esse mecanismo de segurança do nosso cérebro é o que chamamos de metaprogramas.

Assim, metaprogramas são os filtros que, insconscientemente, o cérebro aplica na enxurrada de informações que recebemos todos os dias. O objetivo disso é permitir que possamos gerenciar essa informação.

Os metaprogramas afetam diretamente nosso comportamento: direcionam nossa atenção a determinadas mensagens e estabelecem qual será nossa resposta àquela informação. Assim, os metaprogramas moldam nossa forma de pensar e agir, e influenciam na forma como percebemos o mundo.

Categorias de metaprogramas

Proativo/Reativo
Pessoas proativas tomam a iniciativa; pessoas reativas esperam o outro tomar iniciativa.

Aproximação/Afastamento
Pessoas com padrão de aproximação concentram-se nos objetivos e vêem o resultado como motivação; pessoas com padrão de afastamento focam-se nos problemas que devem evitar.

Interno/Externo
Pessoas com padrões internos decidem sozinhas; pessoas com padrões externos precisam de orientação.

Opções/Procedimentos
Pessoas com padrão de opções gostam de ter escolhas e são boas em criar alternativas; pessoas com padrão de procedimento seguem os caminhos conhecidos e preferem etapas fixas.

Geral/Específico
Gerais sentem-se à vontade para lidar com grandes segmentos de informação e são desatentos aos detalhes; específicos atentam aos detalhes e trabalham melhor com pequenos segmentos de informação para entender o grande cenário.

Semelhança/Diferença
Pessoas com padrão de semelhança observam os pontos comuns ao fazerem comparações; pessoas com padrão de diferença observam as discrepâncias.

Conhecer nossos metaprogramas faz com que conheçamos melhor nós mesmos. Admiramos pessoas com facilidade em comunicar-se e que possuem uma performance de sucesso. Essas pessoas acumular a capacidade de convencimento, de engajamento, de envolvimento e de negociação. Todas são qualidades exigidas de uma liderança.

*Texto adaptado da revista Coaching em revista

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