Você está feliz no seu trabalho?

Padrão

70% dos profissionais estão de saco cheio de seus empregos.

Você está feliz no seu trabalho? Se a resposta for não, você faz parte de uma maioria preocupante no Brasil. O IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente) fez um estudo com 1340 pessoas em São Paulo e apontou que 7 entre cada 10 profissionais não estão satisfeitos com suas carreiras/empregos e gostariam de trocar de cargo ou mesmo de local de trabalho. Desse total, 68% afirmam que consideram-se capazes de exercer cargos mais valorizados ou bem remunerados, mas se sentem vítimas de chefes injustos e de um sistema empresarial que não reconhece a meritocracia.

A pesquisa também apontou que 65% das pessoas reconhecem não gostar dos empregos que exercem, mas só continuam neles em função de questões financeiras, familiares ou por imposição da sociedade. Ou seja, muito mais que a metade dos entrevistados está infeliz em seus trabalhos.

O que fazer quando você está de saco cheio do seu emprego?

Quem não está satisfeito com o trabalho dificilmente conseguirá ir à luta para conquistar o sucesso. Para ter sucesso, é preciso agir. Pessoas bem sucedidas são caracterizadas pela vontade de realizar projetos para a realização pessoal. Entretanto, para ter ânimo e disposição para isso, planejam-se muito bem e conseguem cumprir suas tarefas por um motivo: gostam do que fazem.

Falamos muito sobre felicidade no ambiente de trabalho. Sim, dinheiro importa – e muito –, mas é necessário um equilíbrio saudável entre a vida profissional e a pessoal. Ao se acomodar em um emprego ruim, com condições ruins, você abre mão da sua saúde mental e física. É comum profissionais que vão engolindo frustrações dia após dia desenvolverem alguma doença que evidencia: algo não está bem.

Você pode aceitar ficar em um emprego ruim enquanto tenta subir na empresa e ganhar uma promoção, não há nada de errado nisso. Porém, você deve sempre estar atento às perspectivas e aos sinais à sua volta: às vezes, você simplesmente não tem para onde ir naquela empresa.

Se não é possível mudar o ambiente, ao detectar barreiras exteriores e não conseguir superá-las, você deve considerar tomar a iniciativa de mudar de empresa. O foco constante deve ser a satisfação profissional e pessoal, e, acredite, ela é possivel!

O Grupo Academus pode ajudá-lo neste objetivo através do Coaching de Carreira e de nossos treinamentos comportamentais. Entre em contato pelo e-mail, telefone ou Facebook para mais informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s